Jaboticabal avança nos preparativos da Feira Nacional do Amendoim

Prefeitura, entidades e empresas apresentam tecnologia de ponta, novas oportunidades de negócios, palestras técnicas, shows e cardápio a base de amendoim

A cadeia produtiva do amendoim se prepara para a realização de um evento de grande importância para o setor e a sociedade: a Feira Nacional do Amendoim de Jaboticabal, uma iniciativa que irá reunir as principais empresas e entidades do agronegócio. O evento acontece nos dias 15, 16 e 17 de agosto (quinta, sexta e sábado), com uma programação diversificada que irá atender produtores, técnicos e interessados do setor, além de famílias e público jovem.

Entre os objetivos da Feira Nacional do Amendoim de Jaboticabal estão a apresentação de novas tecnologias, a difusão de conhecimento técnico-científico e novas oportunidades de negócios. O evento pretende ainda apresentar ao público o que podemos chamar de “universo do amendoim”, com uma vasta cadeia produtiva, que gera empregos no campo e na cidade e divisas para o Brasil.

O evento reúne grandes nomes do setor. “Jaboticabal é a Capital do Amendoim. Contamos com o trabalho dos produtores rurais e, em especial da Coplana, um dos orgulhos do jaboticabalense; além de universidades e empresas de destaque nacional. A feira irá fortalecer nossa cidade, atraindo empresas e negócios que vão ampliar a oferta de trabalho e a rentabilidade do trabalhador a curto, médio e longo prazo”, diz o prefeito José Carlos Hori.

O público vai conhecer também uma rica gastronomia, com pratos doces e salgados à base de amendoim, e se informar sobre este importante alimento, que compõe a dieta de atletas e pessoas que buscam uma alimentação saudável.

A Comissão Organizadora, composta por representantes de cooperativas, associações, iniciativa privada, governos e universidade, espera atrair um público variado. “A Feira terá um impacto não só na região, mas em outras regiões do País, que participam do negócio amendoim. A Feira vem para mostrar à sociedade a relevância da atividade agrícola, do amendoim e seu papel no fortalecimento de toda a economia”, afirma Sérgio de Souza Nakagi, presidente da Comissão.

Ele fala ainda sobre a evolução da cadeia produtiva. “A parte científica e a de negócios da Feira têm o objetivo de apresentar o que existe de inovador na pesquisa, em variedades, produtos químicos, máquinas e implementos. Esta cadeia produtiva evoluiu muito, contando com boas práticas agrícolas e boas práticas de fabricação, o que fez o amendoim produzido aqui alcançar os mais exigentes níveis de qualidade, inclusive certificação internacional”, conclui.

Shows, Festival Gastronômico e Oportunidades de negócios

A Estação de Eventos Cora Coralina está reservada para um verdadeiro festival gastronômico, com praça de alimentação e pratos à base de amendoim, quitutes doces e salgados, e apresentação sobre os benefícios do amendoim para a alimentação saudável e saborosa.

No mesmo local, haverá a Feira de Máquinas e Insumos, com novas tecnologias para a cultura. A programação ainda conta com exposições sobre meio ambiente e agendamento de escolas durante o dia. À noite, entram em cena os shows, no melhor estilo sertanejo universitário, além do sertanejo raiz e até pop e rock.

15 de agosto (quinta-feira) 
• 18h – Gabi Viola • 20h30 – Guilherme Tenório Violeiro e Cantador

16 de agosto (sexta-feira) 
• 18h – Caio Rodrigues • 20h30 – Banda Gibão de Couro

17 de agosto (sábado) 
• 12h – Divaz • 15h – Giancarlo Pessoa e Banda Kukukaia • 18h – Rafa Thor • 21h – Orquestra de Viola de Piracicaba – 21h

Compartilhe!