
Cuidar da praça na Avenida Olga Morello de Stéfani, em Jaboticabal, faz parte da rotina do morador Fernando, pai de dois filhos e apaixonado por plantas e flores.
Cuidado com a natureza, amor pelo que faz e a busca pelo “Eu interior”. Estas características fazem de Fernando Luis Ruar de Souza, 40 anos, cuidar de toda a praça localiza próxima à sua residência.
Crescer em volta à natureza com brincadeiras “sérias” que começaram quando tinha apenas quatro anos, aquela pequena criança não poderia imaginar o tanto que iria fazer em seu bairro depois de mais de 30 anos.
Uma árvore, localizada bem na Avenida Olga Morello de Stéfani, no bairro Colina Verde, em Jaboticabal – SP, foi o início de tudo. Brincadeiras na sombra, cuidados com os primeiros projetos de adubação, folhas e flores, tomando conta diariamente.
“Há mais de cinco anos venho até a praça para cuidar, plantar, decorar. Todos os dias. Isso para mim é uma terapia, é vida”, fala emocionado Fernando, que após um acidente de moto que sofreu recentemente, e que o deixou na UTI por vários dias, a praça é um refúgio, um local que faz bem para a sua cabeça, corpo e alma.
Apaixonado por plantas e flores, Fernando explicou que aprendeu tudo o que sabe sozinho, pesquisando, tentando e, recentemente, um vizinho professor e biólogo, está explicando alguns detalhes importantes para que tudo saia perfeito e que agrade os moradores não somente da região da praça, mas toda a população de Jaboticabal.
“Eu reaproveito tudo e planto aqui na Praça. Pego as mudas em caçambas que as pessoas jogam fora, nas casas e, agora, ganho bastante das pessoas conhecidas. As cadeiras, balanços também ganho e reaproveito, tudo! Agora, temos água na praça para ajudar nosso trabalho e aguar as plantas”, comenta.
Fernando utiliza folhas após secar como adubo. Tudo de forma simples, mas que acaba resultando em um cuidado especial no ambiente. Além de plantar o que ele gosta e achar nas redondezas, os vizinhos pedem também para ele plantar espécies que agradam a todos.
Conheça os tipos de árvores que você pode encontrar na praça do Fernando.
Entre as mudas já plantadas pelo cuidador, algumas já são árvores formadas e oferecendo frutos para a população, estão: acerola; seriguela; limão siciliano, taiti, cravo; abacate, bananeira, goiaba branca e vermelha, romã, ameixa, amora, carambola, manga, jabuticaba e muito mais.
Além das frutíferas, a praça conta com árvores como jacarandá e ipê. Mas a paixão de Fernando neste momento está nas flores e plantas medicinais, como boldo, bálsamo, babosa, erva-doce e até pimenta.
Fernando está adorando este jeito de plantar as ervas medicinais e está aprendendo muito com isso, mas a dedicação dele está no plantio das orquídeas, também.
“Estou aprendendo muito sobre as orquídeas e adorando. Logo teremos uma boa decoração para o local, até para as pessoas tirarem fotos. Estou decorando para deixar tudo bonito e perfeito. Todos que passam estão elogiando e vindo visitar”, comemora Fernando.
Mas para ele, nem tudo são flores, há quem destrói o que foi feito. Quando ele não está por lá, sempre passa alguém e atrapalha o que foi feito.
“Infelizmente há um pessoal mal intencionado que acaba estragando tudo, mas não desisto, estragou, faço de novo. E atualmente foi instalado um local de água que facilitou na irrigação, com a ajuda de pessoas bondosas. Há muitas pessoas bondosas que me ajuda, sim, e elas são maioria.”
Fernando é pai de dois filhos de 18 e 19 anos, Fernando e Beatriz. Ele espera ser um exemplo para os filhos e também para as pessoas, que comecem a cuidar de suas praças e seus locais em volta, pois tudo pertence à população.
Que o exemplo de Fernando seja seguido por muitas pessoas, tornando as praças sempre belas e cuidadas. Para quem quiser conhecer, a Praça fica na Avenida Olga Morello de Stéfani – Colina Verde, ou mesmo para quem deseja ajudar com alguma doação de muda ou objetos para decorar, é só passar por lá, que com certeza encontrará Fernando cuidando das plantas, que claro, são de Jaboticabal.
Poliana Taliberti