Franca: jovem é multado suspeito de criar animais exóticos, entre eles, 15 serpentes

Além das cobras, Polícia Ambiental apreendeu aranhas, ouriços, saguis, jabuti, cágado e e coruja na casa do suspeito. Havia espécies que não fazem parte da fauna brasileira.

Um jovem de 19 anos foi multado na ultima segunda-feira (21) por suspeita de criar e vender animais exóticos em Franca (SP). Na casa dele, no bairro Jardim Panorama, a Polícia Ambiental apreendeu 15 serpentes, cinco aranhas-caranguejeiras, três ouriços, três saguis, um jabuti, um cágado e uma coruja suindara.

Após uma denúncia, as apreensões autorizadas pela Justiça ocorreram por volta das 6h.

Segundo a Polícia Ambiental, o suspeito criava os animais desde os 12 anos e, apesar de não haver sinais de maus-tratos, a prática é considerada ilegal quando não há autorização dos órgãos ambientais.

Entre os animais apreendidos, havia duas espécies de serpentes que não fazem parte da fauna brasileira – a corn snake e a king snake –, além de ouriços pigmeus africanos.

O jovem foi levado à delegacia de Franca e foi multado em R$ 5,5 mil por manter animais silvestres em cativeiro e em mais R$ 5,6 mil por introduzir animais exóticos no Brasil irregularmente

Os bichos deverão ser levados ao Instituto Butantan, na capital paulista, de acordo com a polícia.

Além dos animais, os agentes apreenderam na casa do suspeito uma espingarda de calibre 2, dois cartuchos intactos e cinco deflagrados do mesmo calibre, e outra espingarda de calibre 5.5.

O rapaz disse à polícia que adquiriu as armas em troca dos animais e não tinha nota fiscal delas.

Além de pagar a multa, o suspeito responderá por crime ambiental, com pena prevista de três meses a um ano de prisão.

Fotos: Polícia Ambiental/Divulgação e Igor Araújo/EPTV

Fonte: G1 Ribeirão Preto e Franca

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2020/09/21/jovem-achado-com-15-serpentes-exoticas-e-multado-em-r-11-mil-em-franca-sp.ghtml

Compartilhe!