O que são Implantes e quem pode fazer, com Daniel Frascá

Hoje começo um artigo com um assunto muito conhecido por todos, principalmente para quem precisa fazer um ou mais implantes ou já fez. Mas percebo em cada paciente que atendo no meu consultório que, embora seja um assunto muito conhecido, gera ainda muitas dúvidas, como: quem pode fazer; há alguma contraindicação em pessoas que tenham alguma doença (como a diabetes, por exemplo); qual o material utilizado; o pós-operatório, entre outras dúvidas muito frequentes.

Vou iniciar mostrando o que é o Implante Dentário. Ele é um suporte ou estrutura de metal, geralmente de titânio, que são posicionadas no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias, dando suporte para a prótese. Tudo isso feito de forma cirúrgica.

O implante dentário, ou seja, os dentes substitutos, é indicado para pacientes com perda unitária, parcial ou total dos dentes. E ele contribui efetivamente para a mastigação perfeita e, claro, sorriso muito mais bonito, sem falhas.

E agora com certeza você deve estar se perguntando: “Após os implantes, todo paciente pode voltar a ter uma alimentação normal, a mastigar normalmente?” E a resposta é sim, com certeza, mas os alimentos mais duros devem ser evitados ou tomar muito cuidado ao ingerir. Mas estes cuidados todos nós devemos ter, independente de ser implante ou não.

Todas as pessoas podem e devem fazer implantes, inclusive diabéticos, desde que esteja efetivamente controlada. E todo profissional responsável pelo seu implante deve solicitar os exames antes de iniciar o tratamento, isto é uma regra e um cuidado do dentista com o seu paciente.

Exames feitos e tudo controlado, o processo pode ser realizado com total segurança. O pós-operatório é sempre muito tranquilo, desde que respeite as recomendações do seu dentista.

Geralmente as técnicas recomendadas hoje em dia são avançadas. O profissional escolhido deve ser especializado na área.

Os implantes têm a mesma função que os dentes naturais. Por isso fazer implante dentário é sempre recomendado e seguro.

Espero que eu tenha tirado algumas dúvidas sobre implantes dentários. Se tiver mais alguma dúvida, deixe sua pergunta que respondo diretamente para você.

Até a próxima semana com muito mais informações úteis para você.

Dr. Daniel Augusto Frascá – CROSP 101697.

Compartilhe!