Dr. Nobile Kosmos Malago é o novo provedor do Hospital e Maternidade Santa Isabel

A Irmandade de Misericórdia de Jaboticabal, mantenedora do Hospital e Maternidade Santa Isabel – HMSI, tem novo provedor. Em assembleia geral realizada na última semana de fevereiro, o médico otorrinolaringologista, Dr. Nobile Kosmos Malago foi indicado, de forma unânime, para assumir a provedoria do Hospital pelos próximos dois anos. A provedoria é um cargo voluntário, não remunerado.

“Ao assumir a provedoria, meu compromisso é retribuir o acolhimento e as oportunidades que recebi deste Hospital para meu exercício profissional e também para o meu desenvolvimento pessoal”, declarou o médico.

Dr. Nobile substituirá na provedoria, Dr. Luiz Eduardo Gerbasi, que assumirá, neste mês de março, o cargo de vice-provedor, juntamente com os demais membros da Diretoria Executiva. A Tesouraria terá como titular Dr. Angelo Falanga e como vice Tesoureiro Dr. José Carlos Teixeira. O médico Dr. Fabiano Dócusse assume a Diretoria Técnica do Hospital. A Diretoria Clínica terá como titular Dr. Pedro Verardino. Dr. Jeyner Valerio Júnior permanecerá como coordenador Hospitalar. A Administração Executiva do HMSI está a cargo de Arlene Caiafa e a gerente administrativa é Margareth Pedrol de Freitas.

Dr. Nobile assume a provedoria em um dos momentos mais desafiadores da história do Hospital. O HMSI, que completa 117 anos em julho deste ano, é hospital de referência microrregional para atendimento à Covid-19, e implantou, em março de 2020, unidade específica para a internação dos pacientes SUS, de convênios e particulares.

“Eu fui testemunha do grande trabalho desenvolvido pela instituição no combate à Covid-19. No mês de agosto de 2020, estive internado por 13 dias na Unidade para tratamento da doença e observei o extremo esforço, dedicação e profissionalismo das equipes multiprofissionais e dos profissionais de apoio. A Pandemia exigiu uma nova organização do Hospital para manter os atendimentos eletivos de pacientes que continuam necessitando de cirurgias e internações”, afirmou.

Sustentabilidade

Como instituição beneficente, o HMSI não prevê lucro. Em 2020, de todos os procedimentos que realizou, registrou índice superior a 70% dos atendimentos prestados a pacientes do Sistema Único de Saúde, percentual acima da média estabelecida pelo Ministério da Saúde. No entanto, a instituição trava no seu dia a dia uma dura batalha pela sustentabilidade financeira. Dr. Nobile adianta que esses esforços merecerão toda a atenção. O novo provedor lista entre as prioridades o fortalecimento da parceria entre HMSI e Unimed Jaboticabal, responsável pela gestão do Hospital desde 2000, o que possibilitou a implantação de novos serviços que representam mais recursos para a saúde como tomografia, ressonância magnética, hemodinâmica e cardiologia intervencionista, entre outros.

“Nosso objetivo é avançar nesta caminhada de desenvolvimento tecnológico sem precedentes e já vislumbramos como próxima etapa a implementação de um centro de Neurologia. O HMSI passou de Hospital de nível primário para nível secundário de complexidade. Consolidou-se como Hospital Regional e vamos seguir nesta direção, porque é bom para a comunidade jaboticabalense e porque é parte da missão de uma instituição hospitalar”, afirmou.

Nascido em Artur Nogueira, Dr. Nobile mudou-se para Jaboticabal com a família aos três anos de idade. É formado pela Faculdade de Medicina da USP São Paulo e há 43 anos atua como médico, tendo sido fundador da Associação Médica de Jaboticabal – AMJ. Tornou-se cidadão jaboticabalense graças ao título conferido pela Câmara de Vereadores em 2005.

Fonte: Fábrica da Palavra

Compartilhe!