Conheça a história de um dos primeiros moradores da Cohab 1 de Jaboticabal, por Guilherme Ruar

Seu José Rodrigues Chaves, com a esposa Olívia da Conceição Chaves e a tataraneta Ana Lua

Como é bom conhecer histórias, momentos e saber quem são os moradores mais antigos do bairro. Em Jaboticabal, a descoberta do senhor José Rodrigues Chaves foi um presente para o Portal Com a Palavra. Vamos conhecer um pouco da sua história.

José Rodrigues Chaves, nascido em Anadia-AL, no dia 15 de Dezembro de 1932. Filho do Sr. Manoel Rodrigues Chaves e Sra. Alicia Maria Chaves. Casado há 69 anos com a dona Olívia da Conceição Chaves, com quem tem nove filhos: Josepha, Juracy, Francisca, Antônio, Maria de Lourdes, Maria Ap., Iraci, Isabel e Iracema. Tem 16 Netos, 12 bisnetos e uma tataraneta.

CP- O SENHOR NASCEU E FOI CRIADO NO NORTE?
José – Isso mesmo, nasci, fui criado lá e casei lá. Fui criado em uma fazenda onde meus pais trabalhavam e infelizmente não aprendi a ler e nem escrever.

PC- NO NORTE O SENHOR TRABALHAVA DE QUE?
José – No Norte eu trabalhei na roça por 15 anos, plantava, colhia era uma maravilha. Até vir para Jaboticabal-SP em 1958 com minha esposa e quatro filhos.

PC – EM JABOTICABAL O SENHOR TRABALHOU EM QUAIS FUNÇÕES?
José – Aqui, eu trabalhei por 19 anos na Prefeitura de Jaboticabal, aonde trabalhei ajudando a colocar as pedras no Córrego “Cerradinho”, o paredão da Rodoviária também ajudei a ergue-lo.

PC – O SENHOR GOSTA DE MORAR AQUI?
José – Olha, moro há 63 anos em Jaboticabal e 44 anos na Cohab 1, e tenho muito orgulho desse bairro, uma vez até quase fui homenageado pelo prefeito Hori, ele queria colocar meu nome na praça que moro em frente, por eu ter ajudado na criação desta praça, plantei as árvores, mas não concordei, achei que eu não era pessoa para ser homenageado.

PC – O QUE O SENHOR MAIS GOSTA DE FAZER NAS HORAS VAGAS?
José – Com toda certeza, à tarde, sentar no banco na praça com meus amigos e jogar meu baralho.

 

Guilherme Ruar

Compartilhe!