É seguro ir ao dentista durante a pandemia? Por DANIEL FRASCÁ

A visita ao dentista é essencial, desde que haja todos os critérios de segurança nos consultórios.

 

Tenho alguns pacientes que me questionam sobre este período de pandemia, se realmente há segurança e proteção ir ao dentista, seja para quaisquer tipos de tratamentos, até para uma simples limpeza. E minha resposta é sempre sim, desde que o seu dentista respeite todas as diretrizes de segurança e proteção com você, paciente. É importante voltar à cadeira do dentista caso você ficou este período sem um tratamento ou avaliação.

Protelar um tratamento odontológico pode trazer riscos, inclusive graves para a saúde dos pacientes.  Como não temos como prever o fim desta pandemia, infelizmente é uma realidade que estamos vivendo, não podemos postergar mais as consultas e tratamentos necessários, pois sempre alertamos as pessoas para procurar seus dentistas a cada seis meses.

Este é, sem dúvida, o tempo ideal. Ainda mais neste momento em que percebemos que a alimentação das pessoas mudou um pouco mais, ou seja, estão consumindo mais doces, bebidas, entre outros produtos que são inimigos dos nossos dentes.

Mas é claro que toda esta visita ao dentista deve ser monitorada, como por exemplo, responder ao questionário antes da consulta, verificar que os atendimentos estão com hora marcada, sem ficar muito tempo esperando e se há o distanciamento necessário das cadeiras de espera, aferir a temperatura, uso de máscaras de toda equipe de profissionais e pacientes que chegam, entre outros.

A proteção do dentista também é primordial, as máscaras, proteção facial, luvas, entre outros, além dos produtos, como álcool em gel, são obrigatórios.

A limpeza das salas e dos consultórios também é muito importante e você pode questionar isso com o seu dentista, se há realmente a limpeza total entre um paciente e outro. A limpeza nos “bastidores” também deve acontecer de forma efetiva.

Assim, você pode contar com muita segurança no momento da consulta.

Lembre-se: sua saúde depende da proteção e do cuidado que você dá aos seus dentes.

Até a próxima.

 

Dr. Daniel Augusto Frascá – CROSP 101697 – Implantodontista.

Compartilhe!