A famosa e peculiar Pinot Noir. Por TAISA PETROUCIC

O Hoje vamos aprender um pouquinho sobre a famosa e peculiar Pinot Noir, uma das uvas mais antigas e importantes ainda em produção! Vem comigo! Sua origem vem do leste da França, nas regiões de Borgonha e Champagne.

É uma casta complexa para cultivo, porque tem resistência baixa a doenças. Portanto, há pouca produção e os exemplares são únicos!
Amadurece bem em climas mais frios, sensível a geadas de primavera.

Conhecida por ser bem aromática, produz em geral vinhos leves (o uso de barricas é menor, normalmente os produtores optam por manipular o mínimo possível), refrescantes por causa da acidez de “estalar a língua”, o que se torna um grande diferencial para os amantes de Pinot Noir; frutados, fáceis de agradar e harmonizar, taninos normalmente polidos e arredondados.Nos espumantes, a Pinot Noir ajuda a dar mais acidez, longevidade e corpo.

A dica é: permita-se a experiência de degustar um bom Pinot Noir de Borgonha acompanhado de risoto de cogumelos, vegetais cozidos, carnes assadas, ou um prato típico francês: Bouef (carne cozida lentamente com legumes no vinho).

Me conta aqui nos comentários: você já provou um exemplar?

Compartilhe!