Inverno exige mais cuidados para evitar o coronavírus

Locais fechados, com maior aglomeração, aumentam o risco de contágio 

As baixas temperaturas do inverno, que vai até o dia 22 de setembro, exigem cuidados especiais para não contrair doenças respiratórias, incluindo a Covid-19. Com o frio, as pessoas costumam ficar mais tempo em locais fechados, com maior aglomeração, o que aumenta o risco de infecção.

Pouca ventilação: Como as janelas e portas costumam ficar mais fechadas, a ventilação nos ambientes é menor, o que pode facilitar a contaminação pelos vírus. Evite ambientes com pouca ventilação, como supermercados e restaurantes. Se não for possível, use corretamente a máscara e higienize as mãos com álcool em gel.

Diminuição da imunidade: O frio faz com que nosso metabolismo diminua em algumas áreas do corpo, e uma delas são as vias aéreas, para dedicar mais energia na manutenção da temperatura. Com isso, a potência do sistema imunológico é reduzida.

Hidrate-se: Manter uma boa hidratação corporal, com a ingestão de líquidos e chás, e uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, ajudam a manter a imunidade em alta.

Lavagem nasal: O nariz é o local do corpo mais suscetível à infecção de vírus e bactérias, já que é por ele que os organismos atacam e entram no corpo. Uma das formas de evitar doenças respiratórias é a lavagem nasal com soro fisiológico. As vias aéreas limpas e úmidas barram a passagem do vírus das vias aéreas superiores para as inferiores e pulmão.

Protocolos de segurança: Com a pandemia ainda em estado de atenção, os protocolos de segurança devem ser mantidos mesmo por quem já tomou as duas doses da vacina: usar máscara facial, lavar as mãos com água e sabão com frequência ou higienizar com álcool gel 70%, e manter o distanciamento social de 1,5 metro.

Sintomas parecidos: Como os sintomas de gripe podem ser confundidos com os da Covid-19, é recomendado tomar a vacina contra a Influenza para reforçar as defesas do organismo. A vacina contra a gripe é recomendada para toda pessoa a partir de seis meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença.

Intervalo: Como a campanha de vacinação contra a gripe ocorre ao mesmo tempo que a imunização contra a Covid-19, a orientação do Ministério da Saúde é priorizar a vacina contra a Covid-19 e só 14 dias depois receber a dose do imunizante contra a Influenza.

Compartilhe!