Trago verdades no mundo do vinho! Rolha x Rosca? Por TAISA PETROUCIC

Trago verdades no mundo do vinho! Rolha x Rosca?

Existe um grande preconceito com os vinhos de rosca.

Mas você sabia que esse mito/preconceito não tem nenhuma relação com a qualidade do vinho dentro da garrafa? O que existe é toda uma questão de tradição, cultura e ritual ao abrir um vinho de rolha. E TUDO BEM!

A rolha é um vedante para proteger a bebida do oxigênio, que permite que a reação química aconteça e transforme o álcool em vinagre; o contato com o oxigênio afeta os aromas na garrafa e desencadeia várias reações químicas dentro da garrafa.

Em verdade, o maior risco do contato com o oxigênio existe no momento em que se veda a garrafa de vinho na máquina, mas depois disso praticamente não existe troca de gases entre o interior e exterior da garrafa, daí porque a questão da rolha x rosca é sim um grande mito e não produz influência sobre o vinho.
Dentre as rolhas, existem tipos de melhor qualidade e que cumprem melhor a função vedante.

A rosca/screw cap tem a mesma função vedante e protetora e de conservação da rolha, e dependendo do tipo de rolha escolhida, a screw cap se mostra mais eficiente até do que a própria rolha. Países como Australia, Nova Zelândia e Africa do Sul são 3 grandes produtores mundiais de vinho com vinhos extremamente conceituados e muitos deles levam a tampa de rosca!

Seja rolha, ou rosca, escolha o vinho de sua preferencia e seja feliz!

Compartilhe!