Grande trabalho do Jaboticabalense Gustavo Bissoli

Cada cidade tem sua história, suas particularidades, seu jeitinho de ser e existir no mapa e nos corações dos moradores. Por isso, conhecer cada uma delas é tão bonito. Nesta edição on-line do Circuito Sesc de Artes, convidamos um artista de cada cidade participante para contar uma particularidade local presente em sua obra.

Jaboticabal é um município que integra a região metropolitana de Ribeirão Preto. Além da economia baseada na agricultura, a cidade se destaca como importante centro regional nas atividades industriais, comerciais, bancárias e de prestação de serviços. Na década de 1930, ficou conhecida como “Athenas Paulista”, por sua intensa atividade cultural.

A Catedral Nossa Senhora do Carmo é o marco zero da cidade, localizada na Praça Doutor Joaquim Batista. Lá estão enterrados os dois primeiros bispos de Jaboticabal, Dom Antônio Augusto de Assis e Dom José Varani. O seu interior possui belas pinturas artísticas e esculturas.

Quem assina a obra é Gustavo Bissolli, engenheiro agrônomo e aquarelista autodidata. Apesar de sua formação acadêmica e profissional, sempre foi um amante das manifestações culturais como a música e artes plásticas. Desenvolve pinturas artísticas sobre vários temas, que incluem paisagens e cenas do cotidiano, além de ilustrações editoriais para livros e folhetos. Está presente em acervos de colecionadores de Jaboticabal e região e tem participado de eventos artísticos regionais e no exterior, como por exemplo a IX Festival Cultural do Brasil em Viena, na Áustria. 

Compartilhe!