Anvisa proíbe venda de lote de filé mignon contaminado por salmonella

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de filé-mignon da marca BF Meat devido à contaminação por samonella, após análise feita pelo Ministério da Agricultura.

decisão da agência, publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU), proíbe a comercialização, distribuição e uso do lote de 27 de janeiro de 2022, com validade no dia 28 de março.

A empresa irá recolher voluntariamente o lote, informa o comunicado.

 

A publicação, no entanto, não cita em que cidades o lote foi distribuído.

g1 entrou em contato com a empresa, que tem sede em SP, e aguarda um posicionamento.

O que é salmonella

Conhecida por ser a maior responsável por quadros de intoxicação alimentar, a salmonela (Salmonella enterica e Salmonella bongori) é um tipo de bactéria transmitida pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes. Ela causa uma infecção bacteriana chamada salmonelose.

Os principais sintomas da doença são dor abdominal, vômitos e diarreia e costumam surgir de 12 a 36 horas depois da ingestão de comidas contaminadas.

Para evitar a doença, médicos infectologistas recomendam cuidado extra com preparos que levam ovos crus, como maionese, e também com a carne de frango, que deve ser consumida sempre bem passada. Embora a bactéria seja geralmente associada a alimentos de origem animal ela também pode ocorrer em verduras e legumes que tiveram contato com água contaminada.

Compartilhe!