INÉDITO: BBB tem 6 homens na reta final pela 1ª vez; Colunistas do UOL comentam

O “BBB 22” chega na sua reta final com uma novidade em sua história. Nunca o top 6 do programa foi composto apenas por pessoas de um único gênero. Dessa vez, os homens dominaram o reality show.

 

O que causou isso? Os colunistas de Splash tentam explicar:

Porque, ao contrário de anos anteriores, o público decidiu acolher alguns dos homens acreditando que eram passíveis de redenção, caso de Arthur Aguiar e Pedro Scooby. Da mesma maneira, o jogo morno de boa parte dos participantes fortaleceu uma única narrativa possível, a de que Arthur era perseguido e de que o grupo da Macholândia o acolheu.

 

Fefito

Porque o Arthur quis assim. O BBB 22 é o jogo de uma torcida só e o pontinho de luz fez alianças apenas com os homens da casa. Desta maneira, as mulheres caíram fora sob o comando do chefe. Para entender esse top 6, é menos uma análise a respeito da sociedade e mais um perfil a respeito do ator e cantor.

Chico Barney

Esse grupo de homens soube se unir e se proteger desde o início. Raras vezes ficaram vulneráveis no jogo e, quando isso aconteceu, buscaram se defender de alguma forma. Eles fizeram a tal rede de proteção e deu certo. A união deles não foi perfeita, mas se mostrou muito prática. Nos momentos certos, o grupo jogou junto. Acredito que eles chegaram à final por mérito. Junto à estratégia de jogo, a maioria mostrou carisma e também contou com a sorte. O fato de serem APENAS homens é reflexo de uma cultura masculina que tende a proteger e se unir aos seus semelhantes, algo que a Lina tentou dizer e foi massacrada dentro e fora do BBB.

Além disso, eles não tiveram comportamentos grosseiros e terrivelmente machistas, como alguns participantes de outras edições. Talvez isso explique por que é a primeira vez que temos uma reta final desse jeito.

Aline Ramos

Seja por competência no jogo ou questão de sorte, o sexteto masculino soube caminhar no reality. O grupo foi o que mais venceu as provas do Líder, Anjo e Bate-Volta. Isso faz toda a diferença em uma competição. Assim como as alianças. Pedro Scooby, Paulo André, Douglas, Arthur e Gustavo, mesmo não concordando 100% do tempo, conseguiram, de uma certa forma, alinhar estratégias em momentos importantes.

O favoritismo de Arthur, aliás, contribuiu para que alguns resultados de paredões ocorressem de forma a atender a estratégia que sua torcida considerava mais adequada. O exemplo mais recente foi a eliminação da Jessilane e a manutenção de Eliezer no jogo. Por fim, o ponto principal é nenhuma mulher ter tido uma passagem expressiva o suficiente dentro do jogo, na visão da maioria do público, para chegar à final, apesar de todo quadro descrito acima.

 

Fonte: Uol

Compartilhe!