Dia Nacional do Reggae é comemorado hoje; Saiba o porquê

Há 41 anos morria uma das maiores lendas da música popular do mundo. Robert Nesta Marley, ou Bob Marley, conquistou o público de todo o planeta com a música jamaicana, o reggae, nascido de estilos que misturavam um pouco de música caribenha com o jazz norte-americano, como o SKA.

No Brasil, 11 de maio, que marca a morte de Bob Marley, foi instituído o Dia Nacional do Reggaepor força de lei, sancionada em 2012, com objetivo de homenagear esse ritmo incorporado à cultura popular brasileira por tantos artistas, desde Gilberto Gil, passando por Chico César e Edson Gomes.

O ritmo dançante e as letras com crítica social e pedidos de paz são umas das marcas do reggae tanto jamaicano, quanto o brasileiro.

Segundo o radialista e músico Jai Mahal, a música brasileira teve seu primeiro contato com o reggae ainda na década de 1970, com artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Rita Lee e Gilberto Gil.

Gil, inclusive, tem discos lançados só de reggae. Após a morte de Bob Marley, o músico baiano viajou para a Jamaica e gravou com The Waillers, banda que acompanhava Bob.

Bob Marley morreu de quê?

Existem diversos boatos que alegam que o pai do reggae morreu por conta de uma unha encravada, mas, na verdade, esse é apenas a primeira parte da história.

Bob Marley morreu de câncer de pele em 11 de maio de 1981. Quatro anos antes, em 1977, ele realmente machucou o dedão durante uma partida e chegou a perder a unha.

Quando a ferida não sarou, o cantor foi atrás de atendimento médico e descobriu que tinha um melanoma não diagnosticado.

Na época, os médicos aconselharam que Marley amputasse o dedo do pé, mas ele se recusou por ser da religião Rastafári.

Os rastafari acreditam que o corpo humano é um templo e não deve ser modificado. Tatuagens, piercings ou cortar o cabelo, por exemplo, não são permitidos.

Por isso, Marley não aceitou a cirurgia, mas começou a fazer tratamento do câncer, que eventualmente espalhou para o estômago, pulmão e cérebro do rasta.

Bob Marley faleceu no hospital Cedars of Lebanon em Miami, Flórida, aos 36 anos.

fonte: Exame

Compartilhe!