
O município de Jaboticabal participa desde 2001 do Programa Agronegócio na Escola, que tem como objetivo levar estudantes e professores a vivenciar a realidade do agro. O programa desenvolve capacitações técnicas com professores em fazendas, instituições de pesquisas, cooperativas, indústrias e agroindústrias. A partir da construção de conhecimento onde professores e alunos recebem capacitações, as escolas desenvolvem projetos e participam de concursos que abordam o setor no município.
Neste ano, participaram nove estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo), incluindo ao todo 87 municípios, 274 escolas, 554 professores e 31.667 alunos.
Nossa EMEB “Tereza Noronha Carvalho”, do Distrito de Córrego Rico conquistou dois prêmios na categoria Desenho. Cabe ressaltar que a escola também foi destaque em 2022, tendo conquistado premiações nas categorias Desenho, Redação e Desafio.
O projeto foi desenvolvido pela equipe de professores que construiu os conceitos voltados para o agro em sala de aula e passeios técnicos, para que os alunos aprendessem de maneira significativa sobre a importância do agro em nosso município e, assim, desenvolvessem seus trabalhos.
O aluno Nícolas Soares dos Santos, do 9º ano, que participou do concurso na categoria Desenho, foi destaque na escola e recebeu sua premiação no dia 20 de outubro de 2023 no Instituto Agronômico da Cana, em Ribeirão Preto. A entrega foi num evento conduzido pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), que contou com ilustres convidados e cerimonial realizado pela Presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP, Mônika Bergamaschi, ex-Secretária da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – a primeira e única mulher a comandar a pasta.
O estudante premiado contou com o apoio e o talento dos professores Romão, nas aulas de desenho da “Descentralização da Escola de Artes”, Carolina Rigueiro na experiência prática e Anderson Robert Ruas nas teorias acerca do agro, além da orientação da equipe gestora da escola.
“Essa premiação mostra o engajamento ativo e colaborativo da Educação pública em Jaboticabal e, para nós, é motivo de orgulho”, comenta a vice-diretora da EMEB “Tereza Noronha Carvalho”, Janine Pito.
(Texto da vice-diretora Janine Pito, da EMEB “Tereza Noronha de Carvalho”, com revisão do Departamento de Comunicação Social.)