Fenasucro & Agrocana prevê incremento de 25% na economia da macrorregião
Com a Palavra
- Julho 25, 2024
- 3 min read
Em agosto, Sertãozinho se transforma na capital mundial da bioenergia com a realização da Fenasucro & Agrocana – maior feira voltada exclusivamente ao setor. Vitrine para tendências, tecnologias e inovações, para a 30ª edição, a organização da feira aponta um incremento de 25% na movimentação econômica e geração de serviços na macrorregião de Ribeirão Preto.
“A feira tem evoluído de forma consistente e constante. A transição energética é uma pauta inadiável e, aqui, conseguimos reunir expositores e visitantes do Brasil e de 53 países cada vez mais qualificados em relação ao tema. Por isso, as expectativas para este ano estão altas”, adianta o diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone.
O evento impacta positivamente diversos setores da economia, com aquecimento nas áreas de comércio, turismo e hotelaria, além do ramo gastronômico. Montabone detalha que são muitos os elos da cadeia de fornecimento, o que gera cerca de 18 mil empregos diretos e indiretos, desde a montagem da infraestrutura no local, até logística, transporte, segurança, limpeza, alimentação, entretenimento, entre outros.
Rafael Iazetta Neto, Presidente da ACIS (Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho), enfatiza que qualquer cidade do mundo gostaria de sediar um evento como a Fenasucro & Agrocana. “A feira é motivo de orgulho para Sertãozinho. Quando levamos em conta o comércio, por exemplo, podemos citar o setor hoteleiro. Estimamos um aumento de faturamento de cerca de 80% devido à realização do evento. Inclusive, todos eles já devem estar com as reservas esgotadas para o período da feira”, comenta.
Bares e restaurantes
O ramo de bares e restaurantes é outro favorecido. Segundo o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) Alta Mogiana, Renato Munhoz, os estabelecimentos da cidade registram um aumento de, aproximadamente, 10% no número de clientes durante a feira. “Esse incremento é mais acentuado nos bares que funcionam à noite para receberem o fluxo de visitantes da Fenasucro & Agrocana, que buscam opções de lazer e alimentação após o encerramento da programação diária do evento”, explica.
Para suprir a demanda, os empresários reforçam o estoque e a equipe – com contratações temporárias. Renato lembra que municípios próximos como Cravinhos, Serrana, Jardinópolis e Ribeirão Preto, também se beneficiam com a movimentação nos quatro dias de evento.
Via Phábrica de Ideias – Assessoria de Comunicação