November 21, 2024
Saúde

Dois casos da doença Mpox são confirmados em Taquaritinga (SP)

  • Setembro 3, 2024
  • 2 min read
Dois casos da doença Mpox são confirmados em Taquaritinga (SP)

A Secretaria Municipal de Saúde de Taquaritinga, confirmou na última segunda-feira (02), dois casos da doença Mpox na cidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a declarar a mpox como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). No entanto, o Brasil tem um risco baixo para o atual surto.

Em nota, a Secretaria solicita atenção da população a qualquer sinais e sintomas sugestivos da doença, e orienta procurar uma unidade de saúde para atendimento e avaliação do caso, pois trata-se de uma doença altamente contagiosa que requer notificação e isolamento imediato do caso.

Segundo eles, os casos confirmados estão sendo devidamente tratados, acompanhados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica (VE) e Serviço de Atenção Especializado (SAE) e se manterá até a cura dos
mesmos.

Desde o começo do ano, entre as Semanas Epidemiológicas 1 e 34 de 2024, foram registrados no Brasil 1024 casos confirmados, prováveis e suspeitos de mpox. Este ano, os estados que registram mais casos são: São Paulo, com 430 (51,5%), Rio de Janeiro, com 194 (23,2%), Minas Gerais, com 50 (6%), e Bahia, com 35 (4,2%).

SOBRE A DOENÇA

O MPOX (MPXV) é um vírus do gênero Orthopoxvírus e família Poxviridae, que se transmite de
pessoa para pessoa por meio de contato próximo com pessoas infectadas, animais silvestres (roedores) ou materiais contaminados pelo vírus.

As infecções por poxvírus geralmente resultam na formação de lesões, nódulos na pele ou erupção cutânea disseminada. A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato próximo/íntimo com lesões de pele e/ou mucosas de pessoas infectadas, como por exemplo pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também pode ocorrer por meio de secreções em objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.