Preços dos ovos disparam nas últimas semanas no Brasil
Com a Palavra
Fevereiro 18, 2025
2 min read
A alta nos preços dos ovos no Brasil deve-se, à baixa oferta no mercado em janeiro, a demanda em alta, já que com o preço da carne mais alta, os consumidores optam pelo ovo. Os ovos alcançaram os maiores preços dos últimos meses na semana passada, e a dúzia já pode ser encontrada nos supermercados a R$ 20,99, um aumento de 35% em relação ao fim do ano. Os preços devem se normalizar apenas no fim da quaresma, em meados de abril.
Agora em janeiro, o calor intenso fez a produção cair (aves são muito sensíveis a altas temperaturas e isso afeta a produção), as exportações de ovos aumentaram, chegando a 2,3 mil toneladas, e os custos de produção também, com elevação de 30% no preço do milho e de mais de 100% nos custos de insumos de embalagens. Estes fatores elevaram os preços dos ovos.
Em janeiro, o ovo já havia registrado um aumento de 2,65% nos supermercados paulistas, segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e Fipe. No acumulado de 12 meses, a alta chega a 4,01%.