Dirigir embriagado, desrespeito à sinalização, excesso de velocidade ou ultrapassagem incorreta, esses são alguns dos motivos que levam a ocorrência de acidentes de trânsito que, muitas vezes, acabam tendo vítimas fatais.
No estado de São Paulo esse número tem crescido consideravelmente, somente no primeiro trimestre de 2025 foram 1.416 óbitos, um aumento de 4,3% comparado ao mesmo período do ano passado.
Em março deste ano, foram registrados 517 mortes no estado, um crescimento de 0,2% em relação ao mesmo mês de 2024. Desse total, 239 são motociclistas, um aumento de 11,2%, sendo os mais atingidos nesse tipo de acidente.
De acordo com o InfoSiga, Ribeirão Preto é considerado a 4ª cidade com maior índice de mortalidade do estado, com 117 mortes no trânsito em 12 meses, atrás apenas de Jundiaí, Piracicaba e Sorocaba. Outras cidades da região, como Sertãozinho e Jaboticabal também vem registrando vários casos de acidentes com e sem vítimas.
Esses dados acendem um alerta para que os motoristas tenham mais responsabilidade, estejam com a manutenção do veículo em dia e respeitem as leis de trânsito, para evitar novos acidentes e que mais pessoas entrem para a estatística.
Em nota, o Detran-SP afirma que atua para aumentar a segurança viária por meio da conscientização, ações de fiscalização e criação de políticas públicas. O órgão destacou ainda o reforço na implementação de campanhas educativas voltadas aos públicos mais vulneráveis do trânsito.
“Com o objetivo de intensificar o combate à alcoolemia, no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado, há aumento de 52,5%, com 132.634 condutores fiscalizados neste ano”, informou o Detran.